26/05/2020 - 13:05h - 327

Lockdown: Amapá atinge 60,7% de isolamento social no fim de semana

Após cinco dias da Operação Lockdown, o Amapá registrou neste domingo, 24, o seu maior taxa de isolamento social.
Lockdown: Amapá atinge 60,7% de isolamento social no fim de semana

Neste domingo, 24, o Amapá atingiu sua maior taxa de isolamento social durante o período de lockdown. O estado atingiu a marca de 60.7%, se mantendo na liderança do cumprimento das medidas restritivas do país. O aumento do percentual é um reflexo positivo da operação Lockdown, adotada pelo Governo do Amapá e municípios para conter o avanço da covid-19.

Esse foi o quinto dia consecutivo que o Amapá se manteve com a maior taxa de isolamento social do Brasil, mantendo o percentual sempre acima dos 50% - antes, o mesmo índice era de 46%, sem as medidas restritivas atuais. A meta é alcançar o índice de 70%, como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Neste final de semana nós seguimos de forma ininterrupta com a Operação Lockdown, fazendo as barreiras de trânsito e fiscalizando os empreendimentos que seguem funcionando. Isso mostra que as medidas continuam surtindo efeito, e que as pessoas estão respeitando mais o isolamento social como medida preventiva ao coronavírus”, comentou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, coronel Carlos Souza.

Entre as medidas que estão sendo adotadas de forma ininterrupta durante o lockdown para evitar a circulação desnecessária de pessoas estão as barreiras sanitárias, de fiscalização e trânsito, aferição de temperatura, visitas em residências com casos positivos, aplicação de testes rápidos, distribuição de máscaras e desinfecção de vias e logradouros públicos.

Uma das ações que foram intensificadas nesse período foi a vistoria dos estabelecimentos comerciais, principalmente nos bairros com maior concentração de casos da Covid-19. Até o momento a operação já vistoriou 212 estabelecimentos, sendo 45 notificados por desobediência as medidas sanitárias de prevenção ao vírus.

Somente nos cinco primeiros dias de atuação, os órgãos de segurança pública contabilizaram os seguinte números:

• 1.148 profissionais e 356 viaturas envolvidos;
  • 9779 veículos abordados;
  • 312 autos de infração notificados pela desobediência ao rodízio de placas;
  • 212 estabelecimentos vistoriados e 45 notificados;
  • 60 vias e locais receberam o serviço de desinfecção;
  • 292 visitas a residências com casos positivos da Covid-19;
  • 7227 aferições de temperatura, das quais 179 apresentaram quadro febril;
  • 103 testes rápidos aplicados nas barreiras, sendo que 39 deles deram positivos para a doença.

A força-tarefa comandada pelo Governo do Amapá seguirá atuando até a próxima quinta-feira, 28, quando se encerram os 10 dias de lockdown.

Integram a força-tarefa as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e Departamento de Trânsito e Transporte (Detran-AP).

O trabalho também conta com o apoio de órgãos municipais de Macapá e Santana, como a Guarda Civil Municipal, Companhia de Trânsito e Transporte (CtMac) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam) e Superintendência de Transporte e Trânsito de Santana (STTrans).