09/07/2020 - 20:07h - 137

Centro Covid HU ajudou a recuperar 61 pacientes em um mês

A unidade foi a 5ª montada pelo Governo do Amapá para atendimento exclusivo de pacientes com a doença.
Centro Covid HU ajudou a recuperar 61 pacientes em um mês

Inaugurado no dia 4 de junho, o Centro de Atendimento a Covid-19 HU, montado no prédio do Hospital Universitário, em Macapá, já concedeu alta a 61 pacientes durante o período.

A unidade foi a 5ª montada pelo Governo do Amapá para atendimento exclusivo de pacientes com a doença e com 109 leitos, sendo 32 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e os demais clínicos, aumentou em 60% o número de leitos no Amapá.

Além disso é referência no atendimento a pacientes pediátricos e indígenas que desenvolvem complicações do novo coronavírus.

Com o investimento do Governo do Amapá e a dedicação dos profissionais, as histórias de sucesso são muitas, entre elas chama a atenção a da dona de casa Denise Serra, de 37 anos.

Apesar de ter feito corretamente o tratamento para a covid-19, ela apresentou complicações da doença, com febre, pressão alta e falta de ar ela foi internada na unidade no dia 15, além disso outro fator preocupava a equipe: Denise estava grávida de 6 meses.

Com 60% do pulmão comprometido, a equipe decidiu por entubá-la, foram 7 dias de apreensão para a família até que ela finalmente estivesse bem o suficiente para respirar por conta própria. No dia 1º de julho ela finalmente recebeu alta e pôde voltar para casa e reencontrar a família.

Denise acredita que a dedicação de toda a equipe foi o fator principal para que ela e a bebê que espera pudessem voltar para casa com saúde.

“Todo dia eles iam lá e consultavam se estava tudo bem comigo e com a bebê. Se hoje estou em casa com a minha família, devo tudo a Deus e a eles, se eu não tivesse ido a aquele hospital eu não estaria aqui hoje. Apesar das restrições de visita nunca me senti só lá, o tempo todo tinham profissionais comigo”, conta.

A dona de casa também faz o alerta para que as pessoas levem a doença a sério e evitem sair de casa de forma desnecessária.

“Temos que dar mais valor ao próximo, ter cuidado com próximo. Não é porque você teve sintomas leves que seus parentes, vizinhos ou pessoas ao redor vão se sentir do mesmo jeito. Só quem passa por todas essas dificuldades sabe o que ela pode fazer”, explica.

A bebê que se chamaria Ana Liz agora se chamará Ana Vitória, em homenagem a batalha vencida contra a covid-19.

“Meus pulmões estão funcionando normalmente como deveriam, agora é só cuidar do enxoval e esperar a chegada da minha bebê”.

Hospital Universitário

Parceria entre Governo do Amapá e a Universidade Federal do Amapá, que cedeu o espaço, com a articulação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Para garantir o funcionamento da nova unidade, o governo estadual garantiu o abastecimento dos geradores, a instalação do sistema de água e dos tanques para a rede de gases medicinais, limpeza, equipamentos de informática, materiais hospitalares, entre outros serviços. Além disso, contratou parte da equipe de profissionais de saúde que atua na unidade.

O Governo Federal enviou equipamentos, profissionais de saúde e insumos para o local. Um termo de doação do Ministério da Saúde garante que após o fim da pandemia os equipamentos continuarão no Amapá dando suporte à rede de alta complexidade estadual.

Ainda em junho, o Governo do Estado adquiriu para o HU um raio-x portátil para auxiliar no tratamento da doença e no acompanhamento diário do estado pulmonar dos usuários. O equipamento apresenta tecnologia líder de mercado, proporcionando imagens nítidas, assegurando diagnósticos rápidos e precisos.