18/04/2020 - 09:04h - 628

Governo monta força-tarefa para fiscalizar cumprimento das medidas de prevenção em atacadões e supermercados

As equipes já fiscalizaram 24 estabelecimentos. Na segunda etapa da operação, bancos e lotéricas serão visitados.
Governo monta força-tarefa para fiscalizar cumprimento das medidas de prevenção em atacadões e supermercados

Uma força-tarefa montada pelo Governo do Amapá está nas ruas fiscalizando o cumprimento das medidas estabelecidas pelo Estado para evitar aglomeração de pessoas e riscos de infecção pelo novo coronavírus.

A primeira fase da operação iniciou nesta quarta-feira, 15, com o trabalho de equipes compostas por fiscais da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e Polícia Militar (PM/AP). São mais de 50 profissionais envolvidos no trabalho.

As equipes já visitaram 24 supermercados e atacadões onde fiscalizaram o cumprimento de medidas determinadas em nota técnica enviada pela SVS  aos empreendimentos na última terça-feira,14.

Entre as medidas que devem ser adotadas, estão:

  • Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), como luvas e máscaras, pelos colaboradores -;
  • Higienização das mãos de colaboradores e consumidores na entrada do estabelecimento;
  • Higienização de carrinhos;
  • Distanciamento de 1,5 a 2m entre pessoas e número reduzidos de clientes no interior do supermercado, entre outras normativas.

O superintende da SVS, Dorinaldo Malafaia, ressalta que a fiscalização é necessária devido ao índice de denúncias de não cumprimento dessas ações.

“Percebemos um relaxamento das pessoas em relação ao cumprimento das medidas de prevenção. Estamos em um momento de crescimento do contágio pelo vírus. O isolamento social e a distância entre as pessoas, é a única medida eficaz apresentada até o momento para evitar a multiplicação do coronavírus”, explicou Malafaia.

As fiscalizações serão contínuas com rondas das equipes operacionais e também atendendo as denúncias, que devem ser feitas pelo 190.

“Além de integrar essa força-tarefa para as fiscalizações nos supermercados e atacadões, a PM segue nas ruas 24h para garantir o cumprimento do decreto estadual e atendendo as denúncias de descumprimento e aglomerações que chegam pelo 190”, afirmou.

Em casos de descumprimento das normas ou tentativa de impedir o trabalho dos fiscais, serão aplicadas medidas que podem resultar até no fechamento do estabelecimento comercial.

Na segunda etapa do trabalho, serão fiscalizados bancos e lotéricas.