23/06/2020 - 21:06h - 282

Governo do Estado irá realizar novas ações de combate à covid-19 em aldeias indígenas do Oiapoque

Serão feitos testes rápidos, consultas médicas e distribuição de medicamentos.
Governo do Estado irá realizar novas ações de combate à covid-19 em aldeias indígenas do Oiapoque

Entre os dias 22 e 28 de junho uma ação conjunta do Governo do Amapá e do Distrito Sanitário Especial Indígena do Amapá e Norte do Pará (Dsei) levará testes rápidos de covid-19, médicos e medicamentos
para as aldeias indígenas do Manga, Kumarumã e Kumenê, localizadas na região de Oiapoque, a 590 quilômetros de Macapá.

Além da distribuição de medicamentos do protocolo de tratamento para a doença e orientações sobre a prevenção, a ação contará com mais de 30 profissionais da Saúde, como médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem e irá atender mais de 10 mil índios que vivem na região.

Essa é a segunda ação de prevenção nas aldeias. Em maio, equipes do Distrito Sanitário Especial Indigena (Dsei) foram até a região com o apoio de um helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA) e levaram Equipamentos de Proteção Individual (EPI's), álcool 70% e remédios para evitar a proliferação do vírus entre os índios.

Além disso, foram realizadas visitas de monitoramento a índios domiciliados em casas de apoio em Macapá. A ação testou mais de 200 indígenas com o objetivo de evitar que infectados retornem para suas aldeias e contaminem mais pessoas.

Em casos de agravamento da doença, o Centro de Atendimento, montado no Hospital Universitário (HU), disponibilizou 4 leitos para atendimento específico de pacientes indígenas.