09/07/2020 - 20:07h - 25

Governo do Estado disponibiliza ambulâncias para atender centros de atendimento à covid-19

São 4 ambulâncias, sendo 3 Unidades de Suporte Básico e uma Unidade de Suporte Avançado, que realiza atendimentos de maior complexidade que exigem atenção especializada
Governo do Estado disponibiliza ambulâncias para atender centros de atendimento à covid-19

Para dar agilidade e segurança no atendimento de urgência e emergência o Governo do Amapá disponibilizou um serviço de ambulâncias específico para atender os centros de atendimento a covid-19 em Macapá e Santana.

Os veículos são utilizados para transferências de pacientes das unidades hospitalares consideradas portas de entrada dos usuários na rede como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais onde é feito primeiro acolhimento para avaliação médica prévia que ateste a necessidade de internação, seguindo critérios para fazer a solicitação de leitos à Central de Regulação da Secretaria de Saúde.

O serviço é também utilizado para deslocamento desses pacientes para as clínicas credenciadas para exames caso seja solicitado pelos médicos e também atende pacientes que vem de UTI Aérea de cidades como Oiapoque e Laranjal do Jari e que vem transferidos para os centros de covid-19.

São 4 ambulâncias, sendo 3 Unidades de Suporte Básico (UBSs), que realizam transporte de pacientes da clínica médica e que não necessitam de auxílio de oxigênio e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que realiza atendimentos de maior complexidade que exigem atenção especializada.

A USA segue o mesmo padrão disponibilizado pelas ambulâncias utilizadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com respirador portátil, monitor multiparâmetros para acompanhamento dos sinais vitais, material para intubação, cardioversão e desfibrilação, além de maleta de medicações de emergência e equipe de atendimento com médico e enfermeiro.

O serviço funciona 24 horas, com serviço próprio de rádio operador. Por motivos operacionais e de estrutura, a base das ambulâncias é o Centro de Atendimento Covid 2, localizado na Maternidade Bem Nascer, zona norte de Macapá.