19/05/2020 - 19:05h - 366

Governo do Estado amplia ações de combate à covid-19 em Laranjal do Jari

Comitiva levou medicamentos e orientou profissionais de saúde ao uso do protocolo de atendimento aos pacientes
Governo do Estado amplia ações de combate à covid-19 em Laranjal do Jari

Uma comitiva do Governo do Amapá esteve nesta segunda-feira, 18, no município de Laranjal do Jari, a 265 quilômetros de Macapá, para entregar medicamentos e orientar profissionais de saúde sobre o protocolo de atendimento a pacientes de Covid-19. A comitiva foi transportada pelo avião Cessna-210, do Grupamento Tático Aéreo (GTA).

Até 18 de maio, Laranjal do Jari registrou 271 casos de Covid-19, atualmente, a cidade é a terceira com maior número de casos confirmados da doença no Estado e também preocupa por fazer fronteira com o Pará.

A equipe liderada pela secretária adjunta de Enfretamento a Covid-19 do Estado, Maracy Andrade, realizou visitas técnicas nos centros exclusivos para atendimento de pacientes acometidos pela doença.

A comitiva orientou os profissionais de saúde sobre os protocolos utilizados no tratamento dos pacientes de baixa, média e alta complexidade na rede estadual.

"Estamos realizando essas visitas in loco para dialogar com os profissionais da linha de frente sobre os nossos protocolos de tratamento, e conhecer as dificuldades que estão sendo enfrentadas na hospitais e centros de tratamento da Covid-19", explicou a secretária.

Para atender os pacientes graves da doença em Laranjal do Jari, o Governo do Amapá montou um Centro de Atendimento Covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com 16 leitos, sendo 6 leitos de Tratamento Intensivo (UTIs) e 10 leitos clínicos. A intenção foi isolar os pacientes específicos da doença, dos demais que são atendidos no Hospital Estadual.

As visitas técnicas realizadas pelo Governo do Amapá fazem parte das novas ações de enfrentamento ao coronavírus nos municípios definidas pelo governador, Waldez Góes, em diálogo junto com os prefeitos. No último domingo, 17, a comitiva também entregou medicamentos e orientou profissionais no município de Oiapoque.VEJA TAMBÉM: Covid-19: Governo envia a Oiapoque medicamentos e profissionais da Saúde

Atenção Básica

O trabalho de enfrentamento ao coronavírus do Governo do Estado está tendo a retaguarda da Prefeitura de Laranjal do Jari, através do atendimento realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ruinaldo Nascimento, escolhida para ser o centro de referência para acolhimento de pacientes com Covid-19.

Em visita à UBS, Maracy constatou que os médicos já vêm adotando o protocolo de medicação para o tratamento na fase inicial da doença, inclusive com a com a distribuição de kits com os remédios prescritos aos pacientes.

De acordo com Maracy Andrade, que é pneumologista, o uso da medicação ainda na atenção básica, contribui para evitar um possível agravamento no quadro clínico do paciente, reduzindo as chances de encaminhá-lo aos centros de tratamento da Covid-19.

Transporte aéreo

Para as ações de enfrentamento ao novo coronavírus, o Governo do Amapá está utilizando suas próprias aeronaves no transporte de equipes, medicamentos e insumos.

Até o momento já foram realizados dez voos pelo Cessna-210, do GTA, e três viagens pelo avião Bandeirante. Só na última semana, mais de uma tonelada de equipamentos de proteção individual e medicamentos foram transportados de Brasília para o Amapá. As aeronaves também transportaram 11 médicos que vieram de Goiânia e 25 respiradores.