17/06/2020 - 22:06h - 113

Governo do Amapá realiza testes de covid-19 em mais de 200 indígenas em Macapá

Cerca de 25 locais que recebem os índios na capital foram visitados pelas equipes de saúde.
Governo do Amapá realiza testes de covid-19 em mais de 200 indígenas em Macapá

Na última terça, 16, mais uma ação de testagem de covid-19 foi realizada com indígenas. Desta vez, os testes estão sendo feitos em casas de apoio e residências particulares em Macapá, totalizando cerca de 25 locais e mais de 200 indíos que foram atendidos.

LEIA TAMBÉM: Covid-19: Governo do Estado monitora famílias indígenas em Macapá

A equipe é formada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Núcleo Estadual de Saúde Indígena da Secretaria Estadual da Saúde (Nesi/Sesa), Secretaria Extraordinária de Saúde Indígena (Sepir) e Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei).

"Cerca de 30% dos casos testados deram positivo. Estamos acompanhando as famílias, deixamos o protocolo terapêutico para que possamos tratar esse indígena na fase inicial da doença”, afirmou Andreia Pacheco, coordenadora do Nesi.

Foram realizados nesta terça-feira 12 testes, em três casas diferentes. Destes, 11 deram positivo e 1 negativo. Todos os que obtiveram resultados positivos foram orientados e receberam medicamentos para o início do tratamento.

“É muito importante o acompanhamento. Nós precisamos que tenha uma continuação dessas ações na pandemia. Hoje recebemos medicamentos e vamos tratar junto com os remédios da terra”, afirmou Arawaje Apalai, indígena atendida pela ação.

Atenção aos indígenas

O Governo do Amapá vem atuando na prevenção e combate à covid-19 entre os povos indígenas.

LEIA TAMBÉM: Covid 19: Governo vai enviar kits de medicamentos para aldeias indígenas de Oiapoque

Além da atuação nas casas de apoio, aldeias de Oiapoque receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), álcool 70% e remédios, além de desinfecção. O Centro de Atendimento montado no Hospital Universitário (HU) disponibilizou 4 leitos para atendimento específico de pacientes indígenas.

LEIA TAMBÉM: Aldeia Kumarumã, em Oiapoque, recebe ação de desinfecção contra o coronavírus