20/04/2020 - 16:04h - 328

Governo do Amapá inicia entrega do Cartão Renda Cidadã Emergencial

O auxílio é voltado para pessoas em situação de pobreza e que não recebem benefícios sociais.
Governo do Amapá inicia entrega do Cartão Renda Cidadã Emergencial

O Governo do Amapá iniciou nesta segunda-feira, 20, a entrega do Cartão Renda Cidadã Emergencial para amenizar os problemas financeiros causados pela pandemia de Covid-19.

As parcelas de R$ 120, referentes aos meses de março e abril, são pagas de uma só vez, totalizando R$ 240. O valor está sendo disponibilizado no cartão de débito, para aquisição exclusiva de alimentos e produtos de higiene e limpeza. Com o cartão em mãos, as compras já podem ser efetuadas.

O benefício é pago para pessoas em situação de pobreza ou extrema pobreza e que não recebem nem um benefício social (Bolsa Família ou Renda Para Viver Melhor), mas que estão na lista do Cadastro Único (CadÙnico).  

O Estado tem recursos disponíveis para atender até 31 mil pessoas. A lista de beneficiários está sendo atualizada de acordo com a triagem do perfil socioeconômico realizada pela Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims) com supervisão do Ministério Público do Amapá (MP/AP).

A inclusão de beneficiários acontece durante todo o período de validade do Decreto Estadual nº 1497, que estabelece as medidas de isolamento social.

Um dos contemplados pelo benefício foi o trabalhador informal Henrique Pantoja, 58 anos. Com esposa e pai de cinco filhos, ele mora na zona leste de Macapá e enfrenta uma quebra na renda familiar, que vem da venda de churros e batatas fritas.

“Estamos cumprindo a determinação de isolamento social. Com esse dinheiro, vou poder garantir a alimentação da minha família. É uma benção em um momento como esse”, definiu.

A balconista Keila do Socorro considera que o benefício é uma grande ajuda nesse período de quarentena.

“A ajuda veio na hora certa. Estou grata e aliviada por poder contar com esse benefício”, comemorou Keila.

O pagamento do auxílio também é uma oportunidade para a população realizar as compras no comércio amapaense, gerando renda também aos empreendedores locais.

Como saber se tenho direito?

Para saber se estar apto para receber o benefício o cidadão deve acessar o portal: rendacidada.ap.gov.br.

A orientação é que a consulta seja feita prioritariamente pela internet e as pessoas só se desloquem para os pontos de atendimento com a confirmação do direito do benefício, tomando todos os cuidados para evitar aglomerações devido à pandemia de Covid-19.

Como adquirir meu cartão pré-pago?

O Cartão Renda Cidadã Emergencial está sendo entregue em escolas e nas unidades do Super Fácil em todos os municípios do Amapá.