24/05/2020 - 19:05h - 403

Doação articulada: Saúde do Amapá recebe 4,5 toneladas de EPIs para enfrentamento a Covid-19

Insumos foram doados pelo Projeto Todos pela Saúde para abastecimento dos Centros de Atendimento à doença.
Doação articulada: Saúde do Amapá recebe 4,5 toneladas de EPIs para enfrentamento a Covid-19

O Governo do Amapá recebeu na noite desta sexta-feira, 22, cerca de 4,5 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A doação do Projeto Todos pela Saúde, liderado pelo Banco Itaú e Hospital Sírio Libanês de São Paulo, com a articulação da bancada federal do Estado.

O carregamento chegou à capital em uma aeronave da Força Aérea Brasileira, por voltas das 22h. O material foi recebido pelo secretário de Estado da Saúde, Ruan Mendes, e pela secretária-adjunta de enfrentamento à Covid-19, Maracy Andrade.

EPIs recebidos:

  • Álcool em Gel: 375 litros
  • Avental: 9.300 unidades
  • Luvas: 224.700 unidades
  • Másc. Trad.: 47.400 unidades
  • Másc. N95: 5.800 unidades
  • Óculos: 2.496 unidades

Ruan Mendes avaliou a importância da doação ao lembrar que o Governo do Amapá tem enfrentado dificuldades na aquisição de materiais hospitalares, por falta e por preços exorbitantes propostos pelo fornecedores.

"A logística de aquisição de insumos e medicamentos no Amapá nos deixa dez passos atrás na corrida por esses materiais. Receber esse tipo de doação e ofertá-la à nossa força de trabalho é um grande ganho para todos, inclusive a população", afirmou o secretário.

Os EPIs foram armazenados no Almoxarifado da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e posteriormente serão encaminhados às unidades hospitalares e centros de atendimento a Covid-19.

De acordo com o secretário, o volume de equipamentos recebidos é bastante expressivo e apesar da necessidade diária de uso, devem garantir maior tempo para o Estado planejar futuras compras.

"Vamos fortalecer o estoque dos centros de Covid e encaminhá-los também para o restante da nossa rede hospitalar. Isso pode nos garantir mais tempo para traçar estratégias de economia para o Estado em novas aquisições", acrescentou.