26/05/2020 - 13:05h - 323

Covid-19: SVS realiza testagem rápida de idosos e profissionais do Abrigo São José

Ação que ocorreu nesta segunda-feira, 25, avalia a possível contaminação no local para serem tomadas as medidas necessárias.
Covid-19: SVS realiza testagem rápida de idosos e profissionais do Abrigo São José

Nesta segunda-feira, 25, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) realizou mais uma ação de testagem rápida para a Covid-19, dessa vez, com foco em idosos e profissionais do Abrigo São José, em Macapá.

O objetivo é detectar novos casos e prestar toda a assistência necessária para evitar maior propagação do vírus.

De acordo com a SVS, o trabalho nesse local é importante pela quantidade de idosos, que possui vulnerabilidade à doença. Por isso, o ideal é que os casos sejam acompanhados desde o início para a aplicação do devido tratamento.

“Fazemos a testagem e em alguns casos, verificamos a temperatura, saturação do oxigênio, frequência cardíaca e pressão arterial. Todos esses indicadores nos ajudam a traçar o diagnóstico e tomar as devidas providências”, explicou a gerente do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da SVS (Cievs), Maylin Rodriguez.

Cleidiane Sandin, 35 anos, atua há três anos no local como auxiliar de serviços gerais e conta que, agora, sente-se mais segura em saber que o resultado dos exames e de colegas de trabalho deram negativos para a doença.

“Ficamos na dúvida de estar com a doença e sermos assintomáticos. Com a testagem, podemos ter uma resposta sobre isso e fazer o que é necessário”, afirmou.

Segundo a gerente do Abrigo São José, Aline Barbosa, os testes rápidos somam com outras medidas já adotadas para prevenção ao coronavírus, como suspensão de visitas, saída somente em casos de urgência e a intensificação na limpeza e higiene do local.

“Todas as medidas e barreiras de contenção do vírus foram tomadas desde o primeiro decreto de isolamento social. Somente as atividades essenciais foram mantidas, como saídas para consultas e tratamentos”, explicou Aline.

O abrigo é localizado no Santa Rita, na zona sul da capital, um dos bairros mais com maior número de infectados. A região tem recebido intensos serviços de Segurança Pública e também sanitária desde o dia 19 de maio, quando iniciou a “Operação Lockdown”.