23/05/2020 - 00:05h - 18

Covid-19: Mais de dez toneladas de EPI's chegam ao Amapá

Insumos vão garantir a segurança de profissionais da linha de frente no combate à doença.
Covid-19: Mais de dez toneladas de EPI's chegam ao Amapá

Mais de dez toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) chegaram ao Amapá nesta sexta-feira, 22. Entre os itens, estão máscaras cirúrgicas triplas e luvas de procedimentos. Os insumos vão garantir a segurança dos profissionais que atuam na linha de frente do combate à covid-19.

A carga é parte de uma aquisição que o Governo do Amapá fez para ampliar a segurança dos trabalhadores, com investimentos que ultrapassam R$ 5 milhões. Os produtos foram descarregados na Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em Macapá.

A equipe da CAF já montou um cronograma para iniciar a distribuição do material nas unidades assistenciais e centros Covid-19.

Dentre os itens que já chegaram, estão máscaras cirúrgicas tripla, luvas de procedimentos; luvas cirúrgicas; touca sanfonada descartável e propés (protetores para os pés)

Ainda chegarão nos próximos dias, óculos de proteção; protetor facial; respirador PFF2; avental hospitalar e álcool gel.

A Sesa tem trabalhado em um planejamento para criar um estoque regular que garanta o abastecimento de toda a rede hospitalar com insumos, medicamentos e EPI's. Contudo, tem encontrado dificuldade de aquisição devido à escassez dos produtos no mercado e o alto preço praticado.

“Mais uma remessa de EPI's que chega para que nossos profissionais atuem de forma segura no atendimento e tratamento dos pacientes com a Covid-19. Estamos estrategicamente trabalhando para garantir o abastecimento continuo da rede em meio as dificuldades impostas pela pandemia”, reforçou o titular da Sesa, Juan Mendes.

Desde o início da pandemia, a Sesa já distribuiu aos hospitais e centros Covid-19 EPI's que foram adquiridos pelo governo do Estado, recebidos do Ministério da Saúde e doados por parceiros como Hospital do Coração (HCor) entre outras instituições.

Os recursos foram disponibilizados pelo Governo Federal.