04/06/2020 - 21:06h - 416

Covid-19: Governo do Amapá capacita profissionais de saúde que irão atuar no Hospital Universitário

Os profissionais conheceram a estrutura e o manejo do HU, que será um novo centro para atender pacientes com covid-19 no Amapá
Covid-19: Governo do Amapá capacita profissionais de saúde que irão atuar no Hospital Universitário

Iniciou nesta quarta-feira, 3, uma capacitação ministrada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) aos profissionais que irão atuar no Hospital Universitário (HU). No local, está sendo preparado um novo Centro de Atendimento para pacientes com covid-19 no Amapá.

O curso, que terá duração de 3 dias, tem como objetivo atualizar os profissionais nos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para o atendimento e funcionamento dos centros covid-19.

Por isso, além das aulas teóricas, os profissionais fizeram uma visita ao HU e puderam se familiarizar com a estrutura do local e manejo dos equipamentos.

Até o momento, o Governo do Estado contratou mais de 180 profissionais, entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos e fisioterapeutas através de processo seletivo.

O Governo Federal contribuiu com o envio de 51 profissionais por meio do programa “Brasil Conta Comigo”. A perspectiva é que nos próximos dias mais profissionais sejam enviados para atuar na unidade.

Selecionado para trabalhar na unidade, o enfermeiro Rominigue Gadelha explicou que as orientações também reforçaram técnicas de humanização e ética no trabalho.

“Foi interessante conhecermos o andar onde irá funcionar a UTI. Vimos a montagem dos equipamentos, os medicamentos com que iremos trabalhar, principalmente os de urgência e emergência o que nos ajuda a esclarecer algumas dúvidas e a entender como será a nossa rotina de trabalho”, disse.

Neste primeiro momento, 120 profissionais participam da capacitação.

Hospital Universitário

Uma cooperação entre o Governo do Estado e a Universidade Federal do Amapá (Unifap) permitiu a utilização de uma ala do HU para instalar 82 novos leitos - 30 intensivos e 52 clínicos. O Estado também trabalha com o objetivo de aumentar este número total para 104 leitos.

LEIA TAMBÉM: Governo instala geradores e sistemas de água e gases no para abrir novo centro covid no HU

A articulação para cessão do prédio foi feita pelo governador Waldez Góes e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que também garantiu, junto ao Ministério da Saúde, profissionais, equipamentos e insumos para o local.

O termo de uso do HU não envolve repasse de recursos financeiros pelo Estado e ficará disponível por três meses, podendo ser prorrogado