19/05/2020 - 19:05h - 417

Centro Covid-19 de Santana amplia atendimento com 20 novos leitos de UTI

Com a ampliação, a unidade passa a contar com 42 leitos, sendo 26 de UTI e 16 clínicos.
Centro Covid-19 de Santana amplia atendimento com 20 novos leitos de UTI

Em mais uma ação de enfrentamento ao novo coronavírus, o Governo do Amapá entregou nesta segunda-feira, 18, novos leitos no Centro de Atendimento Covid-19 de Santana – também chamado Centro Covid 3.

Ao todo, são mais 20 leitos de Unidade de Terapia intensiva (UTI) na 3ª unidade específica para pacientes de média e alta complexidade infectados pela Covid-19. Assim, a estrutura passa a contar com 42 leitos, sendo 26 de UTI e 16 clínicos.

A ampliação é resultado de um conjunto de ações do Governo do Estado que envolvem a aquisição de materiais, insumos e equipamentos. A unidade, que é gerida pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), Organização Social (OS) de Goiás, recebeu novos respiradores, monitores multiparâmetros e bombas de infusão – equipamentos essenciais para casos de problemas respiratórios graves e que exigem cuidados de alta complexidade.

São encaminhados para o Centro pacientes que já passaram por triagens em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o médico expediu um laudo solicitando a internação, ou que já atestaram positivo para Covid-19, ou que, por estarem em estado grave, necessitem de atendimento e monitoramento contínuo, de acordo com indicações médicas.

O Estado já conta com cinco centros de atendimento exclusivo a pacientes com a Covid-19, em três municípios, com 157 leitos ativos. Em tratativas com o Ministério da Saúde, a estimativa é abrir um novo centro no Hospital Universitário, com mais 82 leitos, além da ampliação nos centros já existentes, o que elevará o número para 236 leitos.

Portal Coronavírus

Você, cidadão, pode acompanhar os gastos públicos da gestão e números detalhados sobre o novo coronavírus do seu celular. Essas e outras informações, como estatísticas, as ações de combate, podem ser conferidas no Portal da Transparência do Coronavirus.