11/05/2020 - 19:05h - 371

Amapá amplia enfrentamento ao coronavírus com abertura do Centro Covid 3 em Santana

Governo abre em Santana centro para atendimento exclusivo a pacientes com complicações do novo coronavírus
Amapá amplia enfrentamento ao coronavírus com abertura do Centro Covid 3 em Santana

O Governo do Amapá inicia o atendimento no Centro Covid-19 de Santana, terceira unidade específica para pacientes de média e alta complexidade, infectados pelo novo coronavírus (Covid-19). Na manhã deste sábado, 9, o governador Waldez Góes esteve no local para acompanhar os preparativos para a abertura do espaço que atenderá a população santanense.

Serão encaminhados para o Centro pacientes que já passaram por triagens em Unidades Básicas de Saúde (UBS), atestaram positivo para Covid-19 e que, por estarem em estado grave, necessitem de atendimento e monitoramento contínuo.

Com o segundo maior número de casos de covid-19 do estado, o Centro Covid III terá, inicialmente, 22 leitos. Desses, seis são de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e 16 semi-clínicos. Com isso, o estado passa a ter 47 UTIs ativas. Nos próximos 15 dias, o espaço será ampliado com mais 14 vagas de tratamento intensivo e oito de enfermaria, totalizando 44 leitos em Santana.

“Esse espaço vai regular os pacientes que precisarem de atendimento em Santana e, também, se necessário atender pacientes de outros municípios acometidos pela covid-19. É uma retaguarda para o estado, mas precisamos redobrar os esforços para cumprimento do isolamento social para reduzir a crescente curva de contaminação”, afirmou o governador do Amapá, Waldez Góes.

O Centro será gerido pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), Organização Social (OS) de Goiás, com estrutura de medicação e profissionais para atuar imediatamente. A equipe é composta por 12 médicos plantonistas, entre clínicos e intensivistas, seis enfermeiros, 30 técnicos de enfermagem, dois fisioterapeutas, um psicólogo hospitalar, dois assistentes sociais e um farmacêutico.

Vamos colocar uma estrutura moderna e equipe especializada à disposição da população para socorrer os casos de maneira emergencial”, disse a superintendente do Instituto, Lázara Mundin.

Além da estrutura, o Governo do Amapá também equipou o espaço com leitos, desfibriladores ventiladores, bombas de infusão, monitores paramétricos - que avaliam em tempo real a condição dos sinais vitais do paciente -, carros de parada de emergência, entre outros. 

Centros Covid

Os Centros de Atendimento Covid-19 são unidades para atender especificamente pacientes já diagnosticados com a doença. Ao todo, são três unidades: uma no centro de Macapá, outra na Zona Norte de Macapá e uma em Santana.

Em laranjal do Jari, a unidade de pronto-atendimento foi equipada para atender pacientes com a mesma estrutura dos demais Centros.