21/05/2020 - 14:05h - 31

Amapá alcança melhor marca de isolamento social do Brasil no 1º dia de lockdown

Ações continuam por mais 9 dias com barreiras de fiscalização do rodízio de veículos e aferição de temperatura. Meta é atingir 70% de isolamento social.
Amapá alcança melhor marca de isolamento social do Brasil no 1º dia de lockdown

O Governo do Amapá apresentou nesta quarta-feira, 20, os resultados do 1º dia de lockdown. Com as ações, o estado alcançou 57,8%, a melhor marca de isolamento social do Brasil. O percentual é 10% a mais do que o estado apresentava antes da medida mais rígida.

No primeiro dia, foram montadas barreiras sanitárias e de fiscalização em oito pontos de Macapá. Os trabalhos contabilizaram:

  • 211 profissionais da segurança atuando
  • 178 condutores abordados
  • 2 habilitações apreendidas
  •  62 autos de infração aplicados por não obedecerem ao rodízio de veículos;

O governador Waldez Góes reforçou o pedido para que a população contribua com as medidas.

“Se você não exerce nenhuma atividade essencial, fique em casa. Juntos, vamos conseguir reduzir a proliferação do coronavírus no Amapá”, afirmou Góes.

Durante as abordagens, também foi aferida a temperatura de 282 pessoas. Dessas, 21 apresentaram quadro febril.

Outra ação, foi a visita dos agentes da Superintendente de Vigilância em Saúde (SVS) em 54 residências de pessoas com covid-19. Nesses locais foram aplicados testes rápidos nos familiares, onde 13 atestaram positivos e receberam orientações sobre os cuidados a serem tomados.

O lockdown segue por mais nove dias. A meta é alcançar 70% de isolamento social, índice ideal para combater a multiplicação do novo coronavírus.

“Nós conseguimos o melhor índice de isolamento social. A população está colaborando conosco, fazendo com que a gente consiga deixar o sistema de saúde em condições de atender a população amapaense”, disse o coordenador do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COESP), coronel Carlos Souza.

No primeiro dia o trabalho foi concentrado nos bairros com mais casos:

  • Buritizal (148)
  • Perpétuo Socorro (144)
  • Santa Rita (134)
  • Novo Buritizal (129)
  • Centro (121)
  • Congós (93)

O esquema de lockdown conta com o trabalho da Polícia militar do Amapá, Polícia Civil, Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP), Guarda Municipal de Macapá, Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá, Superintendência de Vigilância em Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A adoção da medida associada à ações de saúde aumenta o índice de isolamento social e reduz a circulação de pessoas, única forma de prevenção eficaz contra o novo coronavírus (covid-19).